Exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes: Sempre é hora de denunciar, ligue 100 ou procure o Conselho Tutelar.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Árvore ou energia?... E porque não Árvore e energia?

                                               Moro em uma pequena cidadezinha por nome de Panorama.

A temperatura média  oscila entre  30 a 40 graus durante a maior parte do ano e por ficar à margem de um rio, a evaporação é intensa aumentando mais ainda a sensação térmica.



 Mesmo com essa característica, estamos vivenciando um grande problema, que é a poda  adequada de árvores, e mesmo em outros casos, o corte,  sem a reposição.



Os responsáveis afirmam que podam  as árvores por causa dos fios de eletricidade, pois os galhos interferem na rede.

Com relação ao corte, afirmam que é devido às raízes expostas nas  calçadas, ou mesmo por estarem velhas e com risco de cair.


E o mais incrível disso tudo e para agravar a nossa situação, na nossa região estão eliminando as poucas que ainda existem em fazendas e sítios  para plantarem cana de açúcar.
   
 Mas, como vivemos em uma cidade  de clima quente precisamos das árvores para que a temperatura não aumente e não diminua os lençóis freático, correndo o risco de serem extintos em determinadas áreas.


     Entretanto, sabemos que há a preocupação com a segurança da rede elétrica e o abastecimento de energia, e, portanto, a poda de árvores deverá  continuar, mas esta deve ser feita de forma organizada, destruindo o mínimo possível das arborizações e não é o que a população tem visto.

Com relação ao corte – retirada -, os responsáveis devem lembrar que a Lei determina que para cada árvore arrancada duas mudas  deverão ser plantadas.    



Sabemos que uma árvore demora muitos anos para fornecer sombra, mas infelizmente esse é o mínimo que se pode fazer para reparar o dano, para que tenhamos uma melhora na qualidade de vida em nossa cidade.



LEONARDO  ROBERTO   S.   ARAÚJO


Nenhum comentário:

Postar um comentário